A SANTIFICAÇÃO E A GRAÇA DE DEUS!

“Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” 2 Co 7.1


Sabemos que somente em Cristo somos salvos, lavados e redimidos pelo Seu sangue. Isso faz que sejamos novas criaturas, como diz o texto de 2Co 5.17. As promessas que o texto traz, estão escritas no capítulo anterior: “somos santuários de Deus” (2Co 6.16), “filhos e filhas do TodoPoderoso” (2Co 6.18). Deus nos convoca a nos separar e nos retirar de perto daquele que nos vai levar para longe dele. Separar não é a ideia de enclausurar ou esconder - “Purifiquemo-nos de tudo que contamina” (2Co 7.1 - NVI), - mas de sair de perto de tudo que vai nos fazer “sujar” novamente, tanto no corpo como no espírito.


A tentação é real, os nossos olhos desejam o que é proibido, nossas mãos coçam para praticar o mal, nosso coração nos engana com os seus sentimentos.


Mas a Palavra orienta a nos purificarmos de TODA a impureza, seja física ou do espírito. Ela também nos diz quem pode nos purificar: Jesus (1Jo 1.9). Após estarmos limpos, é necessário fazer boas escolhas quanto a lugares a frequentar, de amigos para comunhão, de evitar os pensamentos impuros, de se afastar de toda harmonia com o mal, e da união pecaminosa com incrédulos (2Co 6.14-16). Uma vez que somos “nova criatura”, precisamos observar bem nossas escolhas.


Purificação é estar aos pés daquele (Deus) que tem poder para nos perdoar, nos quebrantar diante dele. É ser cheio do Espírito (Ef 5.18-21) e viver o fruto do Espírito. Santificação é desejar se purificar diante de Deus, a tal ponto de decidir “não comer (se envolver) as finas iguarias do rei (do mundo)”, como fez o profeta Daniel (Dn 1.8), ou seja, renunciar às coisas aparentemente boas, agradáveis aos olhos e desejáveis, para ter algo de forma ilícita ou pecaminosa (Gn 3.6).


Precisamos adotar novas atitudes na caminhada cristã, seguindo a orientação de Deus (2 Co 6) de manter o foco naquele que tem a sabedoria e o poder. Como fazer isso de forma prática? Como sair de perto daquilo que pode nos corromper?


1. Precisamos conhecer a Deus de forma mais profunda, mergulhar no estudo da Palavra e não nos contentar somente com as mensagens dos cultos de domingo, mas procurar nos aprofundar;


2. Ter coragem para dizer NÃO ao pecado, pela motivação correta: “Longe de mim em pecar contra o Senhor”, assim fizeram Josué e Samuel (Js 22.29 e 1Sm 12.23). Fuja como fez José na casa de Potifar, no Egito (Gn 39.6-12). A santificação vem após a purificação pelo sangue do Cordeiro. Sem ela não podemos ver o Senhor e nem as suas maravilhas (Hb 12.14).


A purificação em Cristo aperfeiçoa a nossa vida em santidade e temor a Deus. Viver uma vida em santidade é viver uma vida além do que o mundo oferece, é conseguir

contemplar o Todo-Poderoso em meio às diversidades da vida, é fazer tudo o que está no seu alcance para que pessoas conheçam a Cristo, tenham suas vidas transformadas pelo poder do Evangelho, para que possam glorificar a Deus.


A santificação nos aperfeiçoa no temor de Deus. Nosso Deus precisa ser reverenciado! Precisamos nos ajoelhar diante de dele (fisicamente e/ou no coração). Não podemos tratar Deus de forma banal, ELE É O SENHOR. Não podemos questionar a sua Palavra, porque NELA ESTÁ A SABEDORIA. Podemos chamá-lo de Pai, amigo, Salvador, mas nunca deixará de ser SENHOR. A vida em santificação nos revela a grandeza de Deus, nos impulsiona a viver no temor do Senhor. A Ele toda honra, gloria e louvor!


Ed Ieda Rafael

ICE Fortalezense