NOSSA SANTIDADE EM TODAS AS ESFERAS DA VIDA

Creio que, como filhos de Deus salvos por Cristo Jesus, queremos viver para agradá-lo e cumprir a Sua vontade. E qual é a vontade de Deus? “Porque esta é a vontade de Deus, a
vossa santificação” (Hb 4.3). Deus quer que sejamos pessoas “santas”, “separadas”, “consagradas” com um padrão de vida bem diferente das pessoas ao redor, que não são crentes.


O tema para a nossa igreja durante o ano 2022 é “Santificação”. Parece lema bonito, bem espiritual! Mas quando pensamos no significado da palavra “santificação” percebemos que é um tema muito difícil e exigente.


É relativamente fácil mostrar a aparência de “santidade” na igreja, mas ser santo em casa, em família, não é sempre fácil. Chegando em casa domingo à noite, tiramos a nossa
roupa de domingo, e às vezes também tiramos o vestiário de santidade. Em casa nós podemos relaxar. Afinal das contas todo o mundo nos conhece bem. Não precisamos fingir: “sabem que sou pavio curto, sou bagunceiro, sou egoísta, sou preguiçoso. Posso ser santo no domingo, mas durante a semana é demais! Não dá! Tenho que ser esperto no serviço, na faculdade ou na escola, e procurar meus direitos”. Mas santidade não é igual à roupa que a gente tira e põe quando convém. Se somos crentes somos chamados a ser santos o tempo todo... na igreja, em casa, no serviço... de fato, em qualquer lugar. Deus exige em casa a mesma atitude de santidade que demonstramos na igreja.


O seu lar é diferente do lar do seu vizinho? Como são os relacionamentos familiares? Há boa convivência no seu lar? O padrão divino para o lar cristão se acha em Ef 5.22-33 e Ef 6.1-4. Deve existir amor e respeito entre o casal. Quando ambos mantêm um forte relacionamento com Cristo, os problemas podem ser resolvidos com calma, sem gritaria e brigas.


O casal cristão deve reservar tempo para ler a Bíblia, orar juntos, e assim o Senhor vai orientar como resolver os problemas que surgem e vencer as dificuldades da vida.


Os pais cristãos têm a responsabilidade de criar seus filhos no caminho do Senhor através do culto doméstico. Em casa deve haver uma disciplina firme, mas amorosa, baseada nos princípios bíblicos. Essa disciplina deve começar no berço. A sociedade de hoje não gosta de disciplina, mas o princípio bíblico ainda é válido: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina" (Pv 13.24).


Os filhos têm a obrigação de obedecer aos pais enquanto vivem sob a responsabilidade deles. Mas ao casar-se ou sair de casa tornando-se independentes, aquela obrigação de obedecer não existe mais, mas devem sempre honrar e respeitar seus pais. A responsabilidade de honrá-los é vitalícia.


Pais crentes devem ler a Bíblia e orar em família. João 17.17 diz “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. O cristão se torna puro e santo por meio da fé e obediência à Palavra. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante de que qualquer espada de dois gumes... e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12). Como o alvo da igreja para este ano é “Santificação” então devemos ler e estudar este Livro Santo que é a Bíblia e viver seus ensinos cada momento todo dia.


Ann G. Barnett