VAI PARA TUA CASA


“Jesus... ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus...” (Mc 5.19)
Ao ler o Novo Testamento, vira e mexe, você esbarra com a frase ordenada por Jesus: “Vai para tua casa” – Jesus curava, libertava, salvava e em seguida falava: “Vá para tua casa”, como que orientando as pessoas a começarem a nova vida de cura, liberdade ou salvação pelo ambiente de seu próprio lar.


A casa de alguém é na verdade o melhor lugar do mundo para se estar. Se existe um espaço onde somos nós mesmos e não há receio de rejeição; se existe um lugar onde temos a certeza do amor incondicional; se existe um canto no mundo onde temos total liberdade e a certeza da cooperação sem interesse outros, esse lugar se chama “Família, lar, minha casa”.


As dificuldades que passamos no trabalho e as fadigas da vida nos levam a lembrar da nossa casa. Viagens que fazemos e até hospedagens em locais de luxo não matam a saudade que temos de nossa casa.


Muito investimento foi feito na intenção de abastecer a nossa casa com amor e para renovar a aliança através da restauração da paz e harmonia. Confessamos que não é fácil, pois a “nossa luta não é contra sangue e carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso” (Ef 6.12), de nada adianta usarmos nosso próprio arsenal, nossa sabedoria ou experiência pessoal “para apagar os dardos inflamados do Maligno” (Ef 6.16).


Esta guerra é de joelhos e não de braços, precisamos nos render ao Senhor e clamar por Sua força, nos “revestindo de toda armadura de Deus, para poder ficar firmes contra as ciladas do diabo.” (Ef 6.11).


O texto de Marcos 5.1-20 narra a uma viagem que o Senhor Jesus fez com todos os discípulos para o outro lado do mar. Ao chegar na praia é recebido por um homem possesso de uma legião de demônios. Uma vez livre o homem apresenta o desejo de acompanhar Jesus, deixando toda a sua vida antiga para traz. Ao que o Senhor lhe dá uma nova direção, dizendo: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.” (Mc 5.19) – Na verdade não era um conselho nem se tratava de uma boa sugestão, era uma ordem de Jesus àquele homem.


A SUA CASA É UM ÓTIMO LUGAR PARA COMEÇAR. Talvez este homem quisesse seguir Jesus por vergonha da família ou receoso dos moradores do lugar pelo seu passado tão  destrutivo, ou para evitar futuras oposições ou acepções que viriam pelos danos causou à cidade. O fato é que desejou seguir com Jesus, mas é enviado para sua casa. Há tanta coisa para se fazer em casa, e certamente aquele homem estava longe a muito tempo.
Todos os projetos que você tem, quer seja na área espiritual ou não, comece em sua casa. Observe que Jesus não censurou o que o homem queria, e sim o local. Tudo o que ele queria fazer era bom, era bíblico, mas precisava começar no lugar certo: Sua família e parentes.


A CASA É UM ÓTIMO LUGAR PARA CULTUAR. A ordem de Jesus era para aquele homem ir para sua casa com uma finalidade específica: falar o que o Senhor fez com ele e da Sua compaixão.


Como é bom juntar a família e falar sobre quem é Jesus, falar do Seu amor, Sua misericórdia, Sua graça... Isso é culto.


A casa não funciona apenas como dormitório, onde se chega cansado do trabalho, das lutas externas e se tem a casa como um espaço para recarga.


Não é apenas refeitório. Não é errado trabalhar fora e vir para almoçar e dormir, mas nosso lar é mais do que isso. É um espaço para se viver toda intensidade do amor e perdão de Jesus.


Aproveite o tempo que está em casa, para que seja um tempo de qualidade, de estreitar relacionamentos, de expressar amor, de experimentar o perdão, de provar da graça e misericórdia de Jesus.


Pr. Valdemberg Viana