Deus nos chama para conviver
O chamado de Jesus para fazermos discípulos (Mt 28:19-20) reflete a essência do plano de Deus: que Seu povo viva em comunhão. O discipulado é um privilégio dado por Deus, por meio do qual fazemos parte de Seu plano, e uma oportunidade de investir em algo com valor eterno, tendo a comunhão como base.
Todos nós somos necessitados e necessários na vida de alguém. Ter com quem compartilhar nossa vida, nossa fé e os desafios diários é de suma importância para o nosso crescimento pessoal, emocional e espiritual.
Nós, mulheres, possuímos características importantes que facilitam o discipulado: sensibilidade para ouvir e acolher, empatia e capacidade de influenciar. É mais comum que as mulheres procurem umas às outras para desabafar e pedir ajuda. Elas também são as que mais se envolvem na organização de eventos na igreja, o que torna a convivência entre elas ainda mais próxima.
No processo de discipulado, aprendemos e ensinamos; temos a oportunidade de testemunhar o amor de Deus, desenvolver dons e talentos, e exercitar compaixão, paciência e perdão. O Espírito Santo nos molda, e nos tornamos mais parecidas com Jesus.
A convivência no discipulado nos ajuda a praticar os dois maiores mandamentos (Mt 22:37-39), que são os fundamentos da vida cristã. Um relacionamento saudável com Deus e com as pessoas resultará em uma vida cristã frutífera. Esse caminho de aprendizado mútuo e contínuo nos torna instrumentos do amor de Deus no mundo.
Portanto, nós, mulheres comprometidas com a fé, precisamos estar dispostas a compartilhar os ensinamentos de Jesus, ajudando outras mulheres a crescer espiritualmente, contribuindo assim para o fortalecimento da igreja e para o avanço do Reino de Deus.
Janaina Faria Pereira