Discipulado que floresce na confiança








Discipulado que floresce na confiança
 

Nada melhor do que uma amizade para criar um espaço seguro. Nada melhor do que uma amizade intencional para edificar a alma!

Para haver edificação, é necessário profundidade; e, para que haja profundidade, é preciso confiança. Em uma amizade onde o relacionamento intencional é desenvolvido de forma saudável e bíblica, é essencial abrir mão das nossas camadas e expor quem realmente somos.

Afinal, Tiago nos alerta que, para sermos curados, é necessário confessarmos nossos pecados e orarmos uns pelos outros. Confessar nossos pecados, entretanto, não é algo simples, muito menos fácil.

Mas a Palavra não traz apenas o comando: “Confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros”; ela também apresenta a promessa: “para serem curados.” Princípio este que é reforçado em Provérbios: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28:13)

A amizade intencional é como um broto que leva tempo até se tornar um forte carvalho. Não espere que a intimidade venha da noite para o dia! É necessário cultivo diário, com investimento mútuo e cuidado ao abrir o coração para qualquer pessoa.

Todo início se dá na base e, sim, o primeiro passo é, intencionalmente, se dedicar cada dia mais ao Senhor. Sabemos que grande parte do ministério de Jesus foi baseada em relacionamentos com outras pessoas.

O segredo de sua força e energia para estar continuamente presente é simples:
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” (Marcos 1:35)

Ele não apenas começava o dia na presença de Deus, mas também o encerrava:
“Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho.” (Mateus 14:23)

Aprofundando um pouco mais, muitas vezes nos mantemos em nossas bolhas, cercados por pessoas muito parecidas conosco. Mal percebemos quanta sabedoria estamos perdendo por esse preconceito ou comodismo.

Não há nada mais enriquecedor do que romper essas barreiras e criar laços com pessoas que nunca imaginaríamos.Para isso, é necessário deixar de lado nosso egoísmo e orgulho.

Todo tempo “gasto” em uma amizade intencional é, na verdade, tempo investido e ganho! Quando investimos em relacionamentos, cumprimos os versículos que dizem: “Foquem nas coisas do alto” e “Acumulem tesouros no Céu, e não aqui na Terra.” (Colossenses 3:2)

Não se trata de algo radical, mas de qualidade — e não de quantidade.

Tudo isso para dizer que não há maneira mais orgânica de viver o discipulado do que investindo em uma amizade intencional!

Ana Carolina Costa

Mais artigos