A RESTAURAÇÃO DA ALMA

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolveme das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!

Salmos 19


Nós não somente temos uma alma; nós somos a junção do corpo com a alma. A alma nos define. A alma é o nosso homem invisível e interior. É em nossa alma que residem o melhor e o pior de nós, nossos anseios, ansiedades, medos e nossos sonhos, paixões e inclinações. A alma governa a mente e o corpo, e estes se inclinam para satisfazer a sua vontade. É a nossa alma que se relaciona com Deus, que tem fome e sede dele, que anseia pelo novo céu e a nova terra. Naqueles que ainda não experimentaram a salvação em Jesus a sua alma é adormecida, entorpecida, seus sentidos são embotados. Se Deus não despertar esta alma, ela perecerá eternamente. Somente Deus, pelo Evangelho pode, como um raio, trazer vida a uma pessoa “morta” em seu pecado.


A alma do salvo também precisa de Deus. Ela adoece, peca e se contamina. Daí a grandeza deste Salmo. A Palavra do Senhor restaura a alma. Milhares de anos antes do surgimento da psicologia moderna, Deus já restaurava a alma. A alma precisa ouvir a Palavra de Deus, precisa submeterse a ela, precisa ser banhada por ela.


A Palavra de Deus é viva e eficaz, ela é mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12). Desta forma, quando um servo de Deus estiver em pecado, em tristeza, chateado, desanimado, depressivo, em dor, em vez de ler um livro de autoajuda, deve ler a Bíblia, deve olhar para ela com carinho, deve pedir que o Espírito Santo ilumine os seus olhos, deve guardar a Palavra em seu coração e mente. Faça o teste. Ouça mensagens e músicas verdadeiramente bíblicas. Tenha o hábito de procurar um servo de Deus que tem compromisso com as Escrituras. Permita que ele o aconselhe e ore por você.


O que transforma e sara a alma é a Palavra de Deus. Ela torna uma pessoa melhor e mais santa. Deus fez o homem e Ele sabe conservá-lo sadio. Ele faz isso usando a sua Palavra. Não existe nenhum problema humano, nenhuma situação ou circunstância, nenhum sentimento que a Palavra de Deus não tenha uma solução. A Palavra de Deus pode restaurar a sua vida. Que Deus nos abençoe.