TUDO COOPERA

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8.28


Um dos pioneiros da Igreja Cristã Evangélica do Brasil, o missionário Frederick Chales Glass, ao chegar ao Brasil, em 1892, ainda no porto no Rio de Janeiro, foi preso por engano. Dormiu uma noite na prisão. Ele descreve assim este momento de terror: “As horas que ali passei em companhia de criminosos e de homens de tipo repugnantes, foram medonhas e cheias de pressentimentos horríveis, tão cruéis que prometi a mim mesmo que, se eu dali saísse, deixaria o Brasil pelo primeiro vapor que partisse”. Mas não foi isso que aconteceu.


Ele foi solto no dia seguinte. O resultado foi que Glass foi apresentado ali na prisão a um dos seus principais públicos. Diz-nos ele: “Desde aquele dia senti profunda simpatia pelos encarcerados”. Glass visitou e pregou em centenas de cadeias brasileiras. O primeiro convertido na Cidade de Goiás, por exemplo, foi um prisioneiro, o Pedro Feliz. Ele, de fato, nutriu um amor sobrenatural pelos prisioneiros, cumprindo em seu ministério a ordem dada em Hebreus 12.3, que diz: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados”.


Sua filha, a única ainda viva, nos informou recentemente que, já velho, Frederick a chamava para distribuir pães nas cadeias de sua cidade. Ele fez isso enquanto teve vida e saúde. Como Deus trabalha com sabedoria, com propósito e com amor! Será que Glass teria tanto amor pelos encarcerados se não tivesse aquela fatídica noite na companhia deles? Paulo nos faz enxergar com clareza que nada acontece por acaso em nossa vida. Deus é um grande arquiteto e planeja cada detalhe. Ele não somente sabe todas as coisas, mas as determina. Ele governa sobre tudo e sobre todos. Jesus nos ensina que nenhum pardal cai em terra sem o consentimento do Pai (Mt. 20.29).


O Pai celeste tem controle até dos nossos fios de cabelo (Lc. 21.18). Deus, por ter controle de tudo, sabe transformar nossos piores dias, nossas mais dolorosas experiências, em bênçãos para nós mesmos e para os outros. Mesmo que não entendamos por completo o que Deus está fazendo, devemos confiar em seu poder e amor em nos guiar sempre. Que exercício maravilhoso é descansar nos cuidados do nosso Deus e confiar que tudo, absolutamente tudo o que nos acontece, coopera para o nosso bem. Pode ser que um dia venhamos a entender o propósito de Deus em alguma circunstância que muito nos faz sofrer. Mas isto não é muito importante.


O melhor é sempre confiar que as mãos divinas nos guiam sempre, e em amor. Isto é viver por fé. Seguimos por um caminho que a nós pode parecer escuro, mas nada foge da visão amorosa do nosso Deus. Ele nos vê sempre e nos conduz sempre em triunfo. Que bênção maravilhosa. Que Deus nos abençoe.


Pr. Luiz César